Seis polícias por dia vítimas de agressão

O Jornal de Notícias, na edição de quinta-feira, 1 de setembro, alerta para a violência contra os agentes de autoridade com a manchete: “Seis polícias por dia vítimas de agressão”.

Na notícia, assinada por Reis Pinto com Alexandre Panda, aquele matutino avança que “todos os dias deste ano, em Portugal, houve em média mais de seis agentes da PSP e militares da GNR agredidos de várias formas em serviço, totalizando, até agosto, 1325”.

As imagens que circulam nas redes sociais (tanto de casos em que policiais são agredidos ou casos em que as autoridades surgem como alegados agressores) acabam por “condicionar a atuação dos agentes no exercício da autoridade”, lê-se no JN.

A taxa de suicídio nas polícias é de 16,3 por cada cem mil habitantes, contra os 9,7 da população em geral. Miguel Rodrigues, polícia e autor de um estudo sobre este fenómeno, revelou, em declarações ao Expresso, que uma das causas para esta taxa seja quase o dobro nos polícias é sobretudo “o impacto negativo de uma profissão em que se tem de lidar diariamente com violência. A PSP não dota os profissionais de meios para combater os efeitos negativos dessa exposição”.

Fonte JN

https://www.jn.pt/

Deixe o primeiro comentário